tvmidia vitrine digital de lojas e boutiques
TVmidia Web em sua Vitrine Digital. Modernize!
Bares, restaurantes, lojas e PDVs foram obrigados a se adaptar as mudanças e neste ponto surge o desafio de como comunicar seus trabalhadores e clientes sobre as novas regras de higiene, horário de funcionamento, ocupação de lugares, informar que seus pedidos estão prontos para retirada, dentre outras necessidades. Nesse contexto, para negócios no varejo, a comunicação estratégica e efetiva com o seu público assume ainda mais relevância e destaque e, dentre as soluções, as vitrines digitais se mostram um caminho prático e eficaz para lojistas.
Não há dúvidas sobre as possibilidades que a Vitrine Digital oferece para o varejo. Elevação da experiência de compra, maior lucratividade, e reforço da identidade da marca são apenas alguns dos quesitos que podem ser explorados com ela. Porém, ao decidir implementar esta tecnologia no seu negócio, muitas dúvidas sobre como criar o conteúdo da Vitrine Digital podem surgir.
Pensando nisso, disponibilizamos 10 dicas para ajudar a definir um conteúdo certeiro para aumentar suas vendas com a Vitrine Digital:
1 – Mostre a Atitude da sua Marca
Se você costuma ir ao shopping, com certeza já foi impactado por Vitrines Digitais. Elas exibem desfiles de moda ou o catálogo da loja em formato de vídeos curtos que mostram em sua fachada a atitude da marca. Essa estratégia reforça a identidade da marca e gera identificação dos consumidores, levando o público alvo às compras.
2 – Crie Promoções Relâmpago
Promoções novas são necessárias para atrair a atenção do consumidor, principalmente daquele público que transita em frente do seu negócio.
Uma vantagem da Vitrine Digital, é a possibilidade de criar promoções relâmpagos sem precisar aguardar a produção de material impresso. Com a Vitrine Digital, basta realizar as alterações necessárias no seu conteúdo, o mesmo acontece quando um produto acaba e você precisa tirar o produto de circulação.
3 – Atraia mais pessoas com o Preço que só Você tem
Reserve o espaço da Vitrine Digital para um conteúdo realmente atrativo, aguce o consumidor e só exponha o preço de seu serviço ou produto se ele realmente for imperdível, senão, ao invés de chamar a atenção do consumidor você pode intimidá-lo a ponto de ele não querer entrar na sua loja.
4 – Use as Cores a Favor do Conteúdo da Vitrine Digital
O importante neste tópico é usar a coerência entre uma cor que gere um grande apelo visual para o consumidor, mas que converse com as cores da sua marca. Nossa equipe de criação já utiliza o estudo das cores nos conteúdos da Vitrine Digital, mas você pode entender melhor a psicologia das cores no nosso conteúdo sobre marketing sensorial.
5 – Movimento Atrai Movimento
Se você investiu tempo e dinheiro na implementação da sua Vitrine Digital, não descarte todas as possibilidades que ela oferece. Um dos fatores que mais chamam a atenção das pessoas no comércio é o movimento, também é possível afirmar que um painel com movimento atrai até 400% mais olhares do que banners estáticos nas fachadas das lojas. Portanto, use o movimento como fator chave do conteúdo da sua Vitrine Digital.
6 – Como Fazer?
Se você vende produtos “diferenciados”, é muito interessante pensar num conteúdo informativo, que mostre ao consumidor todas as possibilidades que ele oferece. O mesmo vale para quem vende serviços, você pode demonstrar como um procedimento estético é realizado, por exemplo. Além de trazer informação ao consumidor você também investe em sua experiência de compra.
7 – Descubra o Gatilho Certo
Sempre comentamos aqui no blog sobre a importância dos gatilhos mentais, por conta de sua eficiência. O ideal para o conteúdo da sua Vitrine Digital é utilizar frases que convençam o consumidor a escolher você. Um exemplo de gatilho mental que funciona muito bem para a maioria dos negócios é o gatilho de urgência. Utilize frases como “Somente hoje”, “última chance”, para promover suas vendas com o conteúdo da Vitrine Digital.
8 – Aguce a Curiosidade
Pense em algo que desperte a curiosidade do seu consumidor e faça com que ele entre em sua loja. Quanto maior o fluxo de pessoas dentro da sua loja, maior são suas chances de vender, não é mesmo? Neste caso, é importante ser criativo e treinar os funcionários para que eles estejam preparados para atender o consumidor instigado pelo conteúdo da sua Vitrine Digital.
9 – Gere Engajamento
Mesmo com o investimento da Vitrine Digital na sua loja física, é importante não esquecer o poder das redes sociais. Elas tem influencia no fortalecimento da sua marca, e consequentemente no aumento das vendas. Se você já realiza um bom trabalho na internet, por que não integrá-lo ao seu ponto de venda? Reserve uma parte do conteúdo da Vitrine Digital para as redes sociais e incentive os clientes a curtir sua fanpage ou a seguir seu perfil no Instagram. Para que essa estratégia seja ainda mais eficiente, que tal oferecer um desconto na próxima compra para quem compartilhar uma foto com o produto que acaba de adquirir?
10 – Foque nas Vendas Cruzadas
Nós sabemos que o objetivo principal da Vitrine Digital é aumentar as vendas. Para atingir esse objetivo com facilidade, uma boa estratégia é utilizar a venda cruzada ao seu favor. Pense em conjunto com a equipe de marketing e crie combinações de produtos ou serviços a fim de aumentar seu Ticket Médio. Outra dica é utilizar promoções progressivas, onde ao aumentar a quantidade de produtos estende-se também o desconto, no geral, este tipo de promoção é muito bem vista pelo consumidor.
Gostou das nossas dicas ou tem alguma dúvida sobre como criar o conteúdo da Vitrine Digital? Poste aqui nos comentários!
O que é vitrine digital e como funciona?
Para suprir esta necessidade de forma rápida e eficiente com uma comunicação limpa e assertiva a sinalização digital é um grande aliado.
Através de uma tela instalada na entrada dos estabelecimentos é possível orientar e educar trabalhadores e clientes sobre os novos procedimentos.
A vitrine digital, permite a publicação de conteúdo em tempo real com altíssimo índice de atratividade e simplicidade na troca de conteúdo informativo.
Segundo a pesquisa feita pelo Point of Purchase Advertising Institute, 85% dos brasileiros decidem sobre a compra no ponto de venda. A título de comparação, nos EUA esse índice é de 72%.
Benefícios da vitrine digital no PDV
Diante das frequentes alterações dos horários e regras de funcionamento, muitas vezes os consumidores não sabem se o seu estabelecimento está aberto para atendimento e como está operando.
Ano passado o tráfego as pessoas durante a Black Friday reduziram em 52% quando comparado a 2019. Adotar soluções e estratégias para chamar atenção e atrair pessoas no PDV é essencial para resultados de venda satisfatórios no varejo.
O uso da vitrine digital pode ajudar o seu ponto de venda de diversas maneiras, veja a seguir algumas das principais vantagens dessa solução para negócios no varejo.
Comunicação atraente e com maior engajamento
Através da Vitrine Digital podemos comunicar, por exemplo, os horários e como o atendimento é realizado.
Temos observado vários cartazes impressos, muitas vezes até manuscritos nas portas dos estabelecimentos. Este tipo de comunicação rapidamente se torna desgastada, apresenta baixo índice de atenção e pode transmitir uma sensação de desleixo.
Versatilidade de uso para comunicação com o seu cliente
Devido à versatilidade da Vitrine Digital podemos comunicar aos nossos clientes como estamos trabalhando para cuidar da saúde de nossos trabalhadores e clientes.
Divulgar a obrigatoriedade do uso de máscaras, distanciamento social, higiene e demais cuidados. Esta comunicação contribui para transmitir aos nossos clientes segurança para consumir em nosso PDV.
Se você está seguindo nosso blog e implementando algumas de nossas sugestões, certamente você vem observando a mudança nos hábitos de consumo dos seus clientes e já fez alguns ajustes no seu mix de produtos.
Promoção de novos produtos e ofertas
Devido ao alto impacto que as vitrines digitais criam podemos sim, afirmar que despertamos o interesse dos consumidores para visitar o PDV e até mesmo estimular o consumo por impulso.
Além desses, o uso da vitrine digital no varejo, tem diversos outros benefícios que impactam positivamente o desempenho no ponto de venda, tais como:
- baixo custo de produção de conteúdo;
- logística de produção e envio de banners físicos;
- não demanda que um colaborador pare suas atividades para fazer as trocas dos banners;
- permite comunicar um volume maior de informação;
- manutenção remota do conteúdo;
- programação do conteúdo via web;
- uniformidade de exibição de campanhas quando instalada em lojas de rede;
- produção de conteúdo institucional reforçando a marca, dentre outras.
Como implementar a vitrine digital no varejo
Se você chegou até aqui, você já deve ter pensado em muitas outras formas de utilização da Vitrine Digital em seu estabelecimento e agora deve estar se perguntando, mas por onde eu começo?
Inicie pesquisando fornecedores, de preferência a empresas que podem te orientar em todo o processo desde a aquisição dos equipamentos, instalação, fornecimento da tecnologia de gerenciamento de conteúdo e produção do conteúdo.
Podemos dividir seu projeto em três etapas, são elas: equipamentos para exibição do conteúdo, tecnologia e conteúdo.
1. Equipamentos para exibir conteúdos
Quanto as soluções e equipamentos para exposição do seu conteúdo, existem várias opções no mercado, tais como: TVs, monitores profissionais, video wall, painel em led.
Para escolher o equipamento mais adequado ao seu estabelecimento, precisamos considerar o tamanho da sua vitrine, se existe grande incidência de luminosidade, para cada projeto há um equipamento diferente ideal.
2. Tecnologia
Dê preferência a empresas que oferecem tecnologia própria de gerenciamento e distribuição de conteúdo, certifique-se se a solução oferecida oferece recursos de atualização em tempo real via web e sobre a facilidade de manutenção do conteúdo.
Desse modo, seguimos para a terceira etapa, fundamental para que seu projeto seja um sucesso e potencialize as vendas de sua empresa.
3. Conteúdo
O conteúdo merece uma atenção toda especial, pois é ele o responsável por levar aos seus clientes toda a comunicação que você precisa.
Para definir e criar um conteúdo atraente e eficaz, pesquisar e analisar o contexto em que está inserido é fundamental.
Por isso, entenda o seu público e seus interesses, eleja os produtos com maior margem de lucro, planeje e faça promoções estrategicamente e divulgue novos produtos que sejam do interesse do seu público,.
Além disso, considere fatores como o horário de funcionamento, formatos de entrega e preze pela qualidade e capricho. Dessa maneira, você fará do seu conteúdo uma peça essencial para as vendas em sua loja.