Módulos Plataforma de E-commerce
Exibir os Campos Personalizados do Cliente
Apresentação:
Está modificação foi desenvolvida para adicionar os campos personalizados do cadastro de clientes na:
– Administração da loja, ao visualizar a lista de entrega, fatura e pedido.
– Frente de loja, no e-mail de confirmação do pedido e na edição de endereços na conta do cliente.
Essencial para exibir todos os campos personalizados na loja.
Campos extras no cadastro do cliente.
Funcionalidades:
Campos
Suporte para exibir os campos personalizados do tipo conta ou endereço.
Customização
Customize como os campos do tipo conta e endereço do cliente deverão ser exibidos.
Modificações
Essa modificação não altera nenhum arquivo * Plataforma Ecommerce 3.0, pois utiliza OCMOD.
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Personalizando o cadastro de clientes como CNPJ, INSCRIÇÃO ESTADUAL e RAZÃO SOCIAL
Introdução:Personalizar o cadastro de clientes é um processo simples, por isso, neste tutorial vou ensinar de forma prática como cadastrar novos campos que serão exibidos no cadastro do cliente.
Importante:
Neste exemplo vamos cadastrar os campos CPF, Data de Nascimento, Sexo, Número e Complemento, que são essenciais no Brasil.
Vamos lá!
– Na versão 2.0.3.1
Na administração da loja, acesse o menu Vendas→Clientes→Personalizar cadastro, clique no botão Novo.
– A partir da versão 2.1.0.1
Na administração da loja, acesse o menu Clientes→Personalizar cadastro, clique no botão Novo.
Preencha os campos conforme abaixo:
Nome do campo: Sexo
Localização: Conta
Tipo de campo: Menu de seleção
Tipo de cliente: Marque o tipo de cliente que terá esse campo no cadastro
Tipos obrigatórios: Marque o tipo de cliente que terá esse campo com preenchimento obrigatório no cadastro
Situação: Habilitado
Posição: 3
Clique no botão Adicionar campo personalizado, e preencha os campos conforme abaixo:
Texto do valor: Masculino
Posição: 1
Clique novamente no botão Adicionar campo personalizado, e preencha os campos conforme abaixo:
Texto do valor: Feminino
Posição: 2
Por último, clique no botão Salvar.
Clique novamente no botão Novo, e preencha os campos conforme abaixo:
Nome do campo: Data de nascimento
Localização: Conta
Tipo de campo: Texto em uma linha
Tipo de cliente: Marque o tipo de cliente que terá esse campo no cadastro
Tipos obrigatórios: Marque o tipo de cliente que terá esse campo com preenchimento obrigatório no cadastro
Situação: Habilitado
Posição: 4
Por último, clique no botão Salvar.
Clique novamente no botão Novo, e preencha os campos conforme abaixo:
Nome do campo: CPF
Localização: Conta
Tipo de campo: Texto em uma linha
Tipo de cliente: Marque o tipo de cliente que terá esse campo no cadastro
Tipos obrigatórios: Marque o tipo de cliente que terá esse campo com preenchimento obrigatório no cadastro
Situação: Habilitado
Posição: 5
Por último, clique no botão Salvar.
Clique novamente no botão Novo, e preencha os campos conforme abaixo:
Nome do campo: Número
Localização: Endereço
Tipo de campo: Texto em uma linha
Tipo de cliente: Marque o tipo de cliente que terá esse campo no cadastro
Tipos obrigatórios: Marque o tipo de cliente que terá esse campo com preenchimento obrigatório no cadastro
Situação: Habilitado
Posição: 2
Por último, clique no botão Salvar.
Clique novamente no botão Novo, e preencha os campos conforme abaixo:
Nome do campo: Complemento
Localização: Endereço
Tipo de campo: Texto em uma linha
Tipo de cliente: Marque o tipo de cliente que terá esse campo no cadastro
Tipos obrigatórios: Marque o tipo de cliente que terá esse campo com preenchimento obrigatório no cadastro
Situação: Habilitado
Posição: 3
Por último, clique no botão Salvar.
Pronto!
Os novos campos foram acrescentados no cadastro do cliente.
Importante:
Você pode cadastrar vários tipos de clientes, e vincular os campos extras conforme o tipo de clientes, por exemplo, se você cadastrar um tipo de cliente denominado Pessoa jurídica, você pode vincular neste tipo de cliente os campos:
CNPJ, INSCRIÇÃO ESTADUAL e RAZÃO SOCIAL,
logo, quando o cliente no momento do cadastro selecionar que é do tipo Pessoa jurídica, será exibido automaticamente no cadastro os campos ligados a Pessoa jurídica.
Após cadastrar os novos tipos de clientes, vá no menu Configurações→Lojas, clique no botão Editar, clique na aba Opções, localize o campo Tipo de cliente, e marque os tipos de clientes que você cadastrou, depois clique no botão Salvar.
– Caso deseje exibir os campos personalizados nos dados do pedido, e-mail, etc, você deve utilizar a modificação abaixo:
Observação:
Ele valida somente se o campo personalizado está vazio, ou seja, não há validações mais completas que identifiquem se o campo de Data de nascimento foi preenchido no padrão de data correto, assim como se no campo Número há apenas números, ou se o CPF informado está no formato correto ou se é válido.
* A partir da versão 2.2.x, já será possível fazer uma validação básica dos campos, mas ainda pouco útil.
Caso deseje adquirir uma extensão de validação completa dos campos de cadastro do cliente, incluindo a obrigatoriedade do campo bairro, e máscaras de preenchimento e busca por CEP, clique no link abaixo:
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Módulo Validação no Cadastro do Cliente
Apresentação:
A partir do * Plataforma Ecommerce 3.0 2 existe um recurso que permite adicionar novos campos no cadastro do cliente, porém, nativamente o * Plataforma Ecommerce 3.0 faz somente validações básicas, ou seja, não há validações complexas que são necessárias para coletar corretamente os dados do cliente no Brasil, causando alguns problemas como dificuldade para enviar mercadorias pelos Correios ou transportadoras, e emitir Notas Fiscais por causa de dados errados ou a ausência de dados no cadastro do cliente.
Com o objetivo de resolver esta limitação no cadastro de cliente do * Plataforma Ecommerce 3.0, desenvolvemos está extensão para realizar validações simples e complexas, adicionar máscaras de preenchimento, e realizar uma busca pelo endereço baseado no CEP do cliente, fazendo com que sua loja tenha um formulário de cadastro intuitivo e profissional, que ajudará seu cliente a lhe fornecer informações corretas.
Atenção: Essa extensão não funciona com checkout do tipo “one page” ou “one step”, ela só funciona com o checkout padrão do * Plataforma Ecommerce 3.0, por isso caso você não utilize o checkout padrão do * Plataforma Ecommerce 3.0, não utilize essa extensão.
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Frete por faixa de CEP, Total e Peso como Trnasportadora Própria ou Motoboy
Essa extensão foi desenvolvida para armazenar na loja uma tabela de fretes baseada em faixas de CEP, sendo algumas das funcionalidades:
– Cadastrar, editar ou excluir faixas de CEP.
– Realizar pesquisas para localizar faixas de CEP já cadastradas.
– Selecionar quais produtos poderão utilizar o frete por faixa de CEP.
– Aplicar regras para fretes conforme o peso mínimo e máximo do pedido.
– Aplicar regras para fretes conforme o total mínimo e máximo do pedido.
– Configurar um custo adicional que será aplicado em todas as faixas de CEP.
– Configurar vários tipos de descontos promocionais por faixa de CEP e tipo de cliente.
– Adicionar restrição em determinadas faixas de CEP para não serem utilizadas com determinados produtos.
Aviso: É obrigatório cadastrar o peso dos produtos na loja (não pode ser 0 zero), para que seja possível realizar a cotação de frete, caso contrário não irá funcionar.
Funcionalidades:
Cotação
A cotação é feita em tempo real, utilizando a tabela com faixas de CEP armazenada na loja.
Fretes
Cadastre os fretes por faixa de CEP, peso mínimo e máximo, total mínimo e máximo do pedido.
Modalidades
Cadastre várias modalidades de frete com preços diferentes para a mesma faixa de CEP.
Filtros
Configure a extensão para que seja habilitada apenas para alguns produtos selecionados.
Custos
Adicione um custo fixo ou percentual que será aplicado em todas as faixas de CEP.
Impostos
Selecione o grupo de impostos que será aplicado em todas as faixas de CEP.
Fidelize
Fidelize seus cliente oferecendo frete grátis para faixas de CEP específicas, ou outras modalidades de fretes mais baratas como motoboy.
Gerencie
Em uma única tela você cadastra, edita, exclui e pesquisa faixas de CEP, otimizando o gerenciamento e o seu tempo.
Configurações
Você pode definir uma região geográfica para a extensão ser ativada no checkout, e o nome da extensão na cotação de frete.