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- A assessoria de imprensa é um dos instrumentos de comunicação desenvolvidos para as organizações, sendo inerente às atividades da área de comunicação. Ao contrário do que alguns equivocadamente pensam, a tradução do inglês publicity não tem a ver com publicidade, mas com assessoria de imprensa.
Dentre as funções da assessoria de imprensa podemos destacar: - Manter relações confiáveis com os meios de comunicação para ser fonte de informação constante;
- Informar sobre assuntos pertinentes aos meios da sua Cidade ou Estado, seja regional, nacional ou internacional e até sindical, mantendo sempre a boa imagem do assessorado;
- Instruir o assessorado sobre as questões técnicas de como lidar com a imprensa em geral;
- Desenvolver mecanismos de controle e mensuração de resultados, através de relatórios de menções sobre o assessorado ou pautas que foram divulgadas em meios de comunicação.
Contratos de Assessoria de Imprensa
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Press release
Uma das atividades da comunicação empresarial é a chamada assessoria de imprensa, onde o principal objetivo é fortalecer a imagem de uma empresa, produto ou marca através de informações destinadas a imprensa. O profissional que trabalha nesta área de atuação é o assessor de imprensa, responsável pelo desenvolvimento de sugestões de pautas sobre o seu cliente para que o mesmo apareça em destaque nos meios de comunicação. É importante ressaltar que o sucesso do conteúdo divulgado depende da eficiência e da rede de contatos do assessor de imprensa.
O primeiro relato da atividade aconteceu nos Estados Unidos, no ano de 1906, onde o jornalista Ivy Lee estava à frente da campanha para assessorar a Pensilvânia Railroad. Para tanto, ele desenvolveu um dos principais instrumentos dessa atividade, batizado por ele de press release, onde enviou notícias a respeito de um acidente antes mesmo de sua notificação e divulgação pela imprensa.
Press release é uma das principais ferramentas de divulgação da assessoria de imprensa. Ele consiste em um texto jornalístico que deve seguir algumas normas antes de ser enviado para os meios de comunicação. Em teoria, é uma declaração oficial sobre um acontecimento, bastante utilizado para anunciar lançamentos de produtos ou de serviços. Se for bem desenvolvido, pode se tornar uma forte propaganda gratuita para diversas pautas de jornalistas.
Outro instrumento dessa atividade é o press-kit, que pode ser traduzido como pacote de imprensa, frequentemente utilizado para enviar brindes e amostras gratuitas de determinado produto com informativos técnicos e demais dados aos jornalistas, tais quais credenciais para um evento. O sucesso dessa ferramenta vai depender da elaboração adequada do material, de acordo com o objetivo da comunicação e do público para quem será enviado.
A mala direta é outra alternativa para divulgar a notícia desejada. Trata-se de uma lista de endereços aos quais os assessores de imprensa encaminham os informativos e notícias relevantes a determinado público com o objetivo de incentivar determinada publicação.
Já no follow up, o assessor faz um acompanhamento, geralmente por telefone, com os jornalistas que receberam alguma sugestão de pauta ou material do cliente. Essa é uma ferramenta decisiva na hora de “vender” a pauta para os meios de comunicação. De um modo geral, o follow up pretende criar e manter um relacionamento próximo com os canais de comunicação.
O clipping ou monitoramento de notícias é uma importante forma de mensuração dos assessores e também uma ferramenta estratégica que fornece dados sobre o mercado, a concorrência e o público-alvo. Graças a essa ferramenta, o assessor de imprensa pode identificar novas oportunidades, estar preparado para gerir crises de comunicação e muito mais.
Por último, um dos meios mais utilizados pelos assessores é a coletiva de imprensa. Esse é um evento onde a equipe convida jornalistas para informar e divulgar informações, seja para uma declaração ou lançamento de determinado produto, entre outros objetivos.
Dentre as funções da assessoria de imprensa podemos destacar:
Manter relações confiáveis com os meios de comunicação para ser fonte de informação constante;
Informar sobre assuntos pertinentes aos meios, seja regional, nacional ou internacional, mantendo sempre a boa imagem do assessorado;
Instruir o assessorado sobre as questões técnicas de como lidar com a imprensa em geral;
Desenvolver mecanismos de controle e mensuração de resultados, através de relatórios de menções sobre o assessorado ou pautas que foram divulgadas em meios de comunicação.
Ultimamente, com o desenvolvimento dos meios eletrônicos e, principalmente, com o avanço da internet, a assessoria de imprensa teve de se adaptar às novas tecnologias. O assessor precisa estar atento aos novos veículos de comunicação que surgiram, como blogs especializados, além dos mecanismos de busca, pois o consumidor atual não aguarda mais as informações de forma passiva. Atualmente, ele busca se informar pelas redes sociais e por indicações de colegas, amigos e familiares.
Outra função importante é treinar o assessorado a dar entrevistas, aprendendo a lidar com a imprensa e responder às perguntas de forma eficaz. Para isso, o mais recomendado é fazer um treinamento conhecido como media training.
Portanto, o foco da assessoria de imprensa atual é a integração às novas tecnologias e o estabelecimento de uma comunicação de mão-dupla com o seu público potencial, estreitar o relacionamento com formadores de opinião e pessoas com grande influência em seus círculos de amigos.
O marketing de conteúdo hoje é uma das áreas mais promissoras para as assessorias de imprensa que pretendem se atualizar com as práticas de comunicação mais modernas.
Precisando gerar mais credibilidade ao seu negócio, veicularemos uma matéria nos. principais veiculos do país: Veja, Globo, Mundo Marketing, Terra entre outros. Sua empresa no Mundo Mkt. Sua empresa no O Globo. Sua empresa no Terra. Sua empresa na Veja.
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7 Funções básicas de uma assessoria de imprensa
A assessoria de imprensa é exercida há mais de 100 anos e ainda hoje – claro, se atualizando com o passar dos anos – é uma das melhores formas de construir e manter a imagem e a reputação de uma empresa perante seu público.
Mesmo com tanta solidez, ela ainda gera dúvidas em algumas pessoas. Você é uma delas? Confira na lista abaixo as 7 atividades mais importantes de uma assessoria de imprensa e acabe com todas elas.
1. Planejamento estratégico
Consiste na elaboração de um planejamento de trabalho que, dentre outras coisas, inclui quais serão os veículos-alvo, quais serão as editorias escolhidas (moda, gastronomia, economia, saúde, etc.) e quais assuntos poderão ser enviados para a imprensa.
2. Fortalecimento da marca
A assessoria de imprensa escreve releases sobre temas que são de interesse para o seu negócio e dispara para um mailing com contatos de jornalistas. Ao ser citada como fonte ou referência de uma matéria, a empresa ganha com a exposição da sua marca e a credibilidade que somente um conteúdo jornalístico pode proporcionar, ao contrário de um espaço publicitário que pode ser comprado.
3. Follow up
Para assegurar que os releases enviados para um jornalista foram recebidos e aumentar a chance de que o assunto abordado seja divulgado, o assessor de imprensa deve ligar para os repórteres e editores e apresentar, de forma mais direta e pessoal, a pauta trabalhada.
4. Clipping
No clipping, ou clipagem, é produzido um relatório diário com tudo o que saiu na imprensa sobre a empresa assessorada, além de uma análise qualitativa e quantitativa com cada nota ou reportagem veiculada.
5. Atendimento à imprensa
A empresa pode virar notícia por diversos motivos e, como não é possível publicar tudo o que acontece, o assessor de imprensa tem seus critérios de noticiabilidade para decidir o que pode ou não virar matéria. Quando um repórter deseja entrevistar um profissional da empresa assessorada, cabe ao assessor atendê-lo, facilitar e intermediar o contato.
6. Media training
O profissional da empresa assessorada pode ser entrevistado por escrito, por telefone ou até mesmo ao vivo, no rádio ou na televisão. Desta forma, o assessor de imprensa é responsável por treinar os porta-vozes da companhia, como gerentes, diretores e encarregados mais requisitados para entrevistas, a fim de prepará-los para essas ocasiões.
7. Gerenciamento de crises
Cabe aos profissionais da assessoria de imprensa elaborar um plano de comunicação para momentos de crise. Adotar o tom errado perante o público pode tornar tudo muito pior. Além disso, o profissional capacitado sabe lidar com a exposição, podendo até mesmo reverter a situação com informações positivas sobre a empresa.
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Tags:
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Funções da Assessoria de Imprensa para Política e Candidatos à Gestão Publica
- Manter relações confiáveis com os meios de comunicação para ser fonte de informação constante;
- Informar sobre assuntos pertinentes aos meios, seja regional, nacional ou internacional, mantendo sempre a boa imagem do assessorado;
- Instruir o assessorado sobre as questões técnicas de como lidar com a imprensa em geral;
- Desenvolver mecanismos de controle e mensuração de resultados, através de relatórios de menções sobre o assessorado ou pautas que foram divulgadas em meios de comunicação.
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Assessoria política Portal de Notícias é uma das atividades de comunicação corporativa que visa à conquista de mídia espontânea por meio do relacionamento entre POLÍTICOS, investidores, sindicatos, marcas e jornalistas de veículos de comunicação. Entenda-se por mídia espontânea a menção positiva de uma marca em conteúdo de caráter editorial. A conquista de mídia espontânea pode ter como finalidade tanto menções edificantes à marca quanto o gerenciamento de menções negativas, como ocorre em crises envolvendo empresas.
A atividade de assessoria de imprensa está sob o guarda-chuva de relações com a mídia, cuja finalidade é, manter o público informado acerca da missão, políticas e práticas da empresa de uma maneira positiva, consistente e com credibilidade.
As marcas que podem se beneficiar do serviço de assessoria de imprensa pertencem normalmente a politicos, empresas privadas, públicas, ONGs, Fundações e Cooperativas sem fins lucrativos ou pessoas físicas. Elas podem criar equipes próprias para essa finalidade ou, então, contratar agências.
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O marketing político digital possui suas particularidades para que o sucesso seja alcançado. Pudemos testemunhar uma das melhores campanhas de publicidade on-line de marcas internacionais na campanha de Donald Trump e também acompanhamos algumas empresas menores fazendo suas coisas e criando ideias brilhantes quando se trata de se comunicar com o público. E nos últimos anos, pudemos acompanhar o crescimento das ações de marketing voltadas para campanhas políticas.
Na contramão de muitos negócios, a política é mais competitiva do que a maioria dos domínios. São muitos candidatos, poucas vagas. Muita sede de aparecer, poucos espaços. O TSE tem reduzido cada vez mais o espaços nos horários políticos e as formas de divulgação. Exceto nos meios digitais onde tem sido mais flexível. Porém, a maioria dos candidatos não sabem nem 30% do necessário para aproveitar esse potencial. Alguns poucos políticos utilizam os canais de maneira eficaz.
Então, para obter a vitória política, é preciso manter algumas coisas em mente antes de entrar em uma campanha.
Os partidos políticos em todo o mundo estão aprendendo que, juntamente com a propaganda em mídias tradicionais, como televisão e jornais, eles devem investir em marketing digital se quiserem competir com seus partidos rivais. Ao longo dos últimos anos, vimos uma aceitação em partidos do Reino Unido e dos EUA, em particular, usando campanhas de mídia social para derrotar seus oponentes.
No Brasil, embora já tenha havido campanhas digitais de sucesso, o tema ainda é incipiente e incerto. Nas eleições de 2018, haverá um cenário único de tendência à renovação e aceitação de propostas por vias digitais.
Em primeiro lugar, precisamos entender que o marketing digital e a política querem a mesma coisa: convencer as pessoas a fazer algo. Convença-os a comprar um produto. Convencê-los a votar em você. E convencê-los exige esforço e tempo, é claro. Portanto, antes de ativistas políticos, profissionais de marketing digital e até mesmo candidatos políticos começarem a criar suas estratégias, aqui estão os Oito Mandamentos do Marketing Digital na Política:
8 pilares para o marketing político digital
1. Crie uma comunidade de pessoas em torno do candidato: A criação de uma comunidade promove a aproximação das pessoas com o candidato, onde elas conseguem falar sobre seus desejos e necessidades, com isso o candidato consegue direcionar sua campanha da melhor forma. Nós do Guia Impacto montamos uma rede Social do Seu Partido sem precisar de Facebook. Imagine um Facebook só seu!
O principal objetivo da comunidade é que as pessoas tenham voz e que possam ser ouvidas pelo poder público, principalmente pelo seu candidato. O melhor canal para isto deve ser o Facebook.
2. Integre sempre as campanhas de marketing online na estratégia política da sua campanha: Suas campanhas de marketing devem seguir a mesma linha da sua campanha política, as propostas precisam ser as mesmas bem como a abordagem ao público, as postagens em redes sociais e comentários precisam ser feitos com cuidado para não soar demagogia e incoerência.
3. Seja consistente quando se trata das mensagens que você está enviando: A consistência anda de mãos dadas com uma estratégia bem construída que não é apenas orientada para metas, mas também viável e flexível o suficiente para ser constantemente otimizada.
Ser direto e convincente é a arte dos vencedores digitais
4. Seja visual e seja ousado: Você não precisa ser um especialista para saber que a comunicação visual é a mais atraente para os usuários da Internet. E acontece o mesmo para os eleitores e campanhas políticas também.
Os profissionais de marketing digital sabem o que funciona e o que não funciona no ambiente on-line, enquanto os ativistas políticos sabem que tipos de emoções estimulam as reações dos eleitores. Um texto curto e poderoso fará maravilhas associadas a imagem certa ou ao banner certo, você irá além de “mil palavras”.
5. Estabeleça objetivos claros para suas campanhas on-line, bem como KPIs relevantes: Gere relatórios de campanha semanais e analise-os constantemente para otimizar suas campanhas e sua estratégia geral. A análise constante é imprescindível em campanhas políticas que geralmente são muito mais voláteis do que as comerciais.
6. Criação de um calendário eleitoral: Mesmo com as eleições 2018 ainda faltando alguns meses para começar, é importante ter uma grade de publicações seja criado para estruturar sua campanha de marketing, onde todas as postagens de redes sociais, sites, blogs e matérias estejam previamente agendados.
Dessa forma, você consegue abordar assuntos polêmicos com mais cuidado e com a proximidade das Eleições, a campanha seja intensificada, de forma calculada e bem estruturada.
7. SEO das Campanhas: Apesar de toda a sua estratégia de marketing seja idealizada para conseguir aumentar a quantidade de pessoas com possibilidade de voto, porém existe um outro segmento que precisa ser explorado, que são as pessoas que compartilham dos meus ideias mas ainda não chegaram até o candidato em questão.
Para atrair essas pessoas de forma natural (orgânica), a aplicação de SEO em todas as postagens é essencial, dessa forma você consegue marcar presença em todos os setores em que o seu candidato e sua estratégia precisam estar firmes e atuantes.
8. Criação de conteúdo: Todo o conteúdo de marketing político digital que será divulgado em todas as suas mídias sociais e impressas devem constar no seu cronograma eleitoral e ser pensado com muito cuidado, prestando atenção se está em linha com toda a sua campanha eleitoral e o público que você deseja atingir.
As redes sociais necessitam de postagens curtas porém que causem impacto positivo em seus possíveis eleitores e instiguem ums leitura mais aprofundada.
Não esqueça que a transparência é sempre o melhor aliado em qualquer campanha política, principalmente em épocas de escândalos e delações.
Tenha em mente que tanto em matéria de marketing politico digital, quanto marketing digital convencional, o conteúdo é o GUIA IMPACTO quem publica.
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