APP Aplicativos para sua Empresa
Coloque seu negócio na palma da mão de seus clientes. Fácil e intuitivo. Fazer um app com a gente é estar o tempo todo conectado com quem importa.
Criação, edição e gestão em um só lugar
Em poucos cliques, agrupe funcionalidades na tela
do celular e comece a dar forma ao seu app.
Quando você aprende com quem sabe, você erra menos.
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Como ter um aplicativo de sucesso?
10 dicas para o empreendedor fazer um aplicativo de sucesso
10 dicas para o empreendedor fazer um aplicativo de sucesso
- Não subestime a fase pré-operacional. …
- Faça uma autoavaliação. …
- Consiga sócios, de preferência que sejam hackers. …
- Descubra se você quer disruptar ou não o mercado. …
- Descubra se o seu produto é o certo a ser desenvolvido. …
- Aprenda a fazer marketing de guerrilha. …
- Aprenda a gerenciar o seu produto. …
- Meça, meça e meça.
Você vai criar o seu app pensando naquela funcionalidade específica que vai ser o diferencial para o usuário, mas nem sempre sabemos tudo poder que um aplicativo pode ter. Por isso é importante explorar as possibilidades para oferecer a melhor experiência para seu usuário, cliente, parceiro e todos interessados no seu aplicativo. Tenha em mente que cada aplicativo possui um objetivo e os recursos devem se adequar a necessidade do usuário, ou seja, tenha foco no benefício que seu app vai oferecer e qual é o valor dele. Não saia pensando em usar tudo ao mesmo tempo. Vá por partes e veja os resultados, analise os dados, seja com o Google Analytics, Flurry ou as ferramentas de gestão e CRM que a ArtPRO oferece. Saber usar toda tecnologia ao seu dispor, desenvolver um ótima estratégia de ASO, disponibilizar um conteúdo relevante e ter funcionalidades é o básico de um aplicativo. E aqui vai uma lista de oito recursos e funcionalidades que um aplicativo deve ter!
Página web, integrações web, iframes, plataformas e sistemas web responsivos
Estamos na era da automatização. Qualquer aplicativo permite uma integração da web dentro dele, via iframe ou webview. Com isso se você já possui um site responsivo, ou seja, feito para todos tamanhos de tela, você pode integra-lo no app. A BlueFit, rede de academias, é um ótimo exemplo Com o sistema de treinos já desenvolvido na web, eles integraram num pacote, “enveloparam” e agora os clientes acessam a plataforma da academia no app. Se você já possui um site com sistema de delivery na web, um sistema de acesso a dados de associados, alunos ou qualquer plataforma na web, que seja um site responsivo, pode ser integrado no app.
Catálogo de produtos, serviços, cardápio e informações
Se o seu app é de uma empresa e negócio já existente, você deve oferecer a melhor experiência para que seu cliente saiba quais são seus serviços. E a venda adicional para um cliente é mais fácil do que atrair um novo. Com as suas informações no app, você pode apresentar tudo que seu negócio oferece com alguns cliques e até sistemas de busca. Na ArtPRO temos 500 mil apps e 175 mil tem uma funcionalidade de cardápio, serviços, catálogo de produtos. Além de inserir produtos e serviços, também tem quem coloque integrações de pagamento. Usando a criatividade você também pode fazer como a Magazine Luiza e oferecer preços, vantagens e descontos especiais para quem tem o app baixado. E sabe o porquê? Simplesmente para fidelizar e trazer mais vezes o cliente para comprar com você. O próximo recurso, as notificações, são a arma perfeita para fazer uma comunicação direta com seu cliente. Ofereça vantagens para seu cliente baixar o seu aplicativo. Se você quer vender algum produto e expôr tudo que o seu negócio oferece ao cliente, não deixe de usar o catálogo de produtos. Veja mais na Central de Ajuda.
Notificações Push
Você já viu algum TOP 10 da semana aqui no Blog? Pois é, os 10 primeiros colocados por “coincidência” são os apps que mais enviam notificações push. Entendeu? Se quer que o os usuários voltem mais no seu aplicativo, as notificações push farão a diferença. Envie notificações para todos usuários, segmentá-los ou até mesmo enviar uma mensagem individual. Este recurso é uma forma de atingir seu usuário e engaja-lo com seu aplicativo. Mas claro, tome sempre o cuidado para não ser inconveniente e chato, enviando notificações sem valor e que poderão levar o usuário a proibir recebimento de notificações do seu aplicativo. Algo importante é que as notificações são enviadas para apps publicados nas lojas e são mais simples de serem configuradas para apps nativos e híbridos, os web apps ou PWAs tem uma complexidade maior.
Formulários on line, recebimento e uso de dados
Formulários abrem o mundo da interação para seu app. Escrevi um post interessante sobre formulários, mas sugiro que pense quais informações você deseja receber do seu usuário. Pesquisa de satisfação? Cadastro em eventos? Pedidos? Reserva de mesa? Orçamentos? Envio de relatórios de agentes na rua?Interação em tempo real com uma plateia? As possibilidades são infinitas. Captar informações relevantes dos usuários para qualquer uso é a interação e facilidade que o app pode oferecer. Lista e Grupo de abas – Fluxo do usuário, organização de páginas
A forma que o usuário vai interagir com seu aplicativo é muito importante. O termo utilizado no mercado é UX, que é uma sigla para experiência do usuário (User Experience em inglês). Não importa se o seu aplicativo é de vendas, ecommerce, cupons, conteúdo ou de outra finalidade, a experiência o e a jornada do usuário deve ser sempre considerada. Na ArtPRO, o grupo de abas é um recurso que permite que o app tenha níveis diversos, para organizar o conteúdo e funcionalidades, onde você pode agrupar e organizar de forma simples. Ainda mais com o novo editor que permite movimentar livremente o conteúdo entre as abas e organizar dentro do grupo de abas.
Um sistema de fidelização e captura de dados
Estamos no mundo dos dados. A terceira maior empresa de tecnologia do mundo, o Google, vende isso. O Facebook, a quarta mais valiosa, também. Como você pode ter os dados do seu cliente, do seu negócio? O Starbucks tem um sistema de pontos, o Pão de Açúcar, e porquê o seu negócio não? Um sistema de fidelidade é perfeito para você ter um programa de pontos para seus clientes e aumentar as chances dele comprar de novo e com mais frequência. Ao se cadastrarem no seu sistema de fidelização, você obterá os dados dos seus clientes e poderá fazer campanhas personalizadas, enviando mensagens de whatsapp, notificações push e até email! GPS
GPS foi a grande revolução nos serviços de transporte e delivery. O usuário conseguir se localizar num ponto específico em tempo real mudou a forma com que interagimos. Saber qual restaurante está mais perto ou até mesmo se localizar quando fica perdido fazem já parte do nosso cotidiano. Por isso tivemos que desenvolver um sistema de mapa com GPS, para que os desenvolvedores que fazem app na nossa plataforma consigam usufruir deste poder. Com esta funcionalidade, você marca os pontos de interesse e quando o usuário acessar o aplicativo o mapa o vai geolocalizar e mostrar a posição em tempo real com os lugares mais próximos dele. E o melhor, em seguida o usuário com dois cliques poderá abrir o Google maps ou o Waze e ser direcionado para o ponto de interesse que ele escolheu. Se você for um usuário da ArtPRO, veja como inserir um mapa com GPS no seu aplicativo. Redes Sociais
Você já produz conteúdo nas suas redes sociais? Existem diversos plugins e possibilidades de integrações de redes sociais para aplicativos. Um, as redes sociais podem ser usadas para facilitar o cadastro e o login do usuário no aplicativo. Dois, você pode com integrações já oferecidas pelas próprias redes sociais integrar seus conteúdos de forma automática dentro dos apps. Isso pode salvar muito tempo! Todo o conteúdo já postado nas redes disponíveis para os usuários do aplicativo e ainda mais, com possibilidades de algumas interações. Além do mais, você pode aproveitar as notificações para avisar seus usuários que tem conteúdo novinho esperando por eles e os direcione diretamente para o seu app. Um ponto interessante é que os usuários podem desabilitar as notificações de redes sociais, mas talvez não do seu app. Então, vale a pena alerta-lo também com novidades, promoções e ofertas exclusivas do app.
Pronto!
Conclusões
Saiba quais funcionalidades vão gerar valor pro seu usuário e tente não exagerar no seu app, vá testando, coletando feedbacks. Isso é importante. Automatização é algo que você deve pensar, tempo é dinheiro, eu sei, é clichê, mas é verdade. Outros custos também podem ser evitados. Use as redes sociais e sites, e-commerces, plataformas e sistemas web que já foram investidos. Use as notificações push para engajar seus usuários. Com este post espero que vocês possam ter uma visão mais ampla do que os apps oferecem para os usuários. Acompanhe nosso blog e fique sabendo de todas as novidades! Caso tenham dúvidas sobre o conteúdo, alguma sugestão, crítica, deixe no comentário que respondo em breve! Sucesso no seu app, na sua ideia e no seu negócio. Não desista e vá além!
Atualmente, o empreendedor não tem mais dúvida se terá uma parte mobile para o seu negócio, mas como vai fazê-la. Afinal, os próximos bilhões de pessoas que vão entrar na internet farão isso via smartphone. Neste contexto, se você quer abrir um negócio digital faz muito sentido que ele seja “mobile first”, ou seja, comece contando com o smartphone como base. Dito isso, seguem algumas dicas para você começar a construir um aplicativo (e um negócio) de sucesso.
1. Não subestime a fase pré-operacional Ter uma base teórica é essencial para qualquer empreendedor. É obrigatório que você acompanhe algumas referências importantes e que, antes de tentar empreender, tenha lido no mínimo “The Lean Startup”, de Eric Ries, e “Inspired”, de Marty Cagan. Se você quiser uma leitura menos densa para começar, vale o “Running Lean”, de Ash Maurya. O importante é que autores como Blank, Ries e Osterwalder estejam sempre no seu radar.
2. Faça uma autoavaliação Empreender no Brasil é uma tarefa árdua, principalmente se você não tem todas as condições para isso. Antes de abrir o seu negócio é importante que você faça uma avaliação racional do seu estágio de vida pessoal e analise se é esse mesmo o caminho que você quer seguir. Se você estiver passando por mudanças na sua vida como casamento ou filhos, ou é a única fonte de renda da sua casa, não entende o mercado em que está entrando ou odeia vender, pode não ser a hora de começar.
3. Consiga sócios, de preferência que sejam hackers Por ser uma área relativamente nova, é muito difícil encontrar desenvolvedores mobile no Brasil. E quando são encontrados, é mais difícil ainda avaliar a qualidade do trabalho desses desenvolvedores. Por isso, quando for buscar um sócio, tente achar alguém técnico, que entenda de programação e tecnologia (isso se você não for da área, claro). Lembrando que buscar um sócio é importante, afinal se você não conseguir convencer alguém a embarcar na mesma ideia que você, será ainda mais difícil convencer algum cliente.
4. Descubra se você quer disruptar ou não o mercado Na fase pós-Lean Startup, o mercado norte-americano chegou à conclusão de que para ter sucesso em um negócio digital é preciso parar de focar em disrupção, ou seja, inovação de ganho operacional em mercados existentes, e criar um monopólio temporário com um mercado novo, que é focado no comportamento das pessoas. Entretanto, o mercado brasileiro ainda está cheio de ineficiências que podem ser desfeitas e gerar sucesso para o seu negócio. Por isso, é importante você decidir se quer empreender do jeito brasileiro ou norte-americano. Ou se você pretende unir os dois pontos, criando um mercado novo para resolver uma ineficiência que ainda não teve solução proposta por ninguém.
5. Descubra se o seu produto é o certo a ser desenvolvido O pior negócio é aquele que resolve um problema que ninguém tem. Antes de começar a ter trabalho e gastar dinheiro com o seu aplicativo, você precisa saber se alguém vai ter interesse em baixá-lo. Para isso, você deve estabelecer hipóteses e testá-las, por meio de pesquisas quantitativas e qualitativas, até chegar a um protótipo da sua ideia. Neste ponto, é hora de testar novamente, criar protótipos com cada vez mais fidelidade e chegar ao seu produto mínimo viável. Lembrando que um aplicativo nunca deve parar de evoluir. É preciso estabelecer hipóteses e validá-las com seus clientes o tempo todo, de forma empírica, para garantir o seu sucesso.
6. Aprenda a fazer marketing de guerrilha Com o seu aplicativo em mãos, você precisa de usuários. Para isso, é preciso que você tenha uma noção de Growth Hacking, que é a união entre marketing e Data Science. Em uma linguagem mais popular, significa como conseguir muito tráfego com pouco dinheiro. Além de analisar continuamente de onde vêm os seus clientes e que iniciativa deu mais resultado, você vai ter que pensar fora da caixa com coisas como aumentar o fator de viralidade do seu app ou de como gastar pouco com ações interessantes que atraiam as pessoas que você precisa. Criatividade, análise de dados e conhecimento em marketing são diferenciais importantes neste período.
7. Aprenda a gerenciar o seu produto Simplificando, fazer produtos mobile é uma mistura entre entender métodos ágeis de desenvolvimento de software, gerenciamento de produtos lean e práticas de marketing de aquisição/growth hacking. Isso significa ter times multidisciplinares que devem usar técnicas de “descoberta de produto”, gerenciamento de produto e frameworks de trabalho Scrum ou Kanban. Existem ferramentas visuais como o Business Model Canvas, o quadro Kanban, e dashboards de métricas que ajudam a dar senso de urgência. Na parte de sistemas, ferramentas como JIRA ou Trello ajudam a organizar o trabalho.
8. Meça, meça e meça O seu produto precisa ser acompanhado em várias dimensões. Primeiro, é preciso entender como seu usuário usa o app e configurar um funil de ativação e conversão, com ferramentas como Google Analytics ou KissMetrics. Depois, você tem que saber como otimizar e atribuir suas ações de marketing com ferramentas como o Flurry ou Adjust. Se seu app “capota” o tempo todo não dá para ganhar dinheiro. Por isso, use ferramentas de monitoria como o Crashlytics ou Crittercism. Por fim, seu app ainda pode ter problemas de performance, o que pode atrapalhar sua posição no ranking da app store. Procure ferramentas gratuitas de medição de qualidade, como o New Relic.
9. Entenda as app stores A ferramenta App Annie permite que você tenha dados de ranking, reviews, downloads e faturamento do seu aplicativo e da concorrência. Entender esses dados diariamente é o básico para que você evolua. Você tem que entender também como funcionam os algoritmos de ranqueamento das app stores e trazer tráfego orgânico além do não orgânico. Se você conseguir ter seu app ranqueado alto ou como featured app você vai ter instalações “gratuitas” e de bons usuários.
10. Financie o seu app O ciclo de venture capital local é um pouco diferente do americano devido à escassez de agentes e volume de financiamento. Em linhas gerais, um padrão que parece se repetir é: primeiro financiamento próprio e “dinheiro de suor”, ou seja, bootstrap seu app. Depois disso, a principal fonte é o chamado FFF (Amigos, Família e “Otimistas”, na tradução não literal do inglês). Depois dessa fase, existe a possibilidade de entrar no ciclo mais ortodoxo de capital semente, com fundos de capital de risco focados em early stage e depois fundos focados em crescimento. Um fator exógeno são alguns programas de financiamento governamental associados ou não a aceleradoras.