Logo, logotipo, marca e logomarca. Qual a diferença?
logotipos ou logomarcas qual a diferença
Logotipo é a parte escrita (o nome da marca) de forma estilizada. Logomarca é o desenho, o símbolo ou o ícone que representa a marca graficamente. Isso não significa, porém, que uma marca seja obrigada a ter ambos na composição da sua identidade visual. … força da própria marca.
Quero contratar meu logo com a Arte Propaganda
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Logo, logotipo ou logomarca: Como isso afeta o negócio?
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Logo, logotipo ou logomarca: qual a expressão correta?
Você já deve ter ouvido todas estas expressões sendo utilizadas como se fossem sinônimos, certo? Mas, o que elas tem de diferente? Todas estão corretas? Alguma delas não deve ser utilizada? Veremos a seguir!
Logomarca é um termo que existe no dicionário, no entanto, só existe no Brasil. O restante do mundo utiliza variações das palavras logo, logotipo ou marca — mas nunca logomarca.
Sabe por que? Estas expressões são de origem grega, derivadas de “LOGOS” que quer dizer “SIGNIFICADO”.
- Logo, sozinho, quer dizer Significado.
- Logotipo seria uma junção de“LOGOS” (significado) + “TYPOS” (figura) e sua tradução seria “Significado da figura”.
- Já Logomarca seria uma junção de “LOGOS” (significado) e “MARKAS”(significado). Ou seja, a junção de duas palavras com o mesmo significado.
Ficou claro?
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diferenças entre logotipo e logomarca
Logo:
Consiste em um símbolo, nome ou marca que representa um produto ou uma empresa. Porém, a palavra de origem grega, que pode ser traduzida como significado nada mais é do que a forma abreviada de dizer “logotipo”.
Logotipo:
Ao radical logos (significado) adiciona-se um complemento: typos (símbolo ou figura). Isso quer dizer que há todo um significado por trás de um símbolo, pois mesmo sem ao menos nos darmos conta, associamos cores, figuras e muitos outros elementos às marcas que eles representam. Isso porque, através da combinação adequada de cores e formas, é possível atingir o inconsciente das pessoas. Não trata-se de algo escolhido por mero acaso, há todo um conteúdo por trás de algo que, num primeiro momento, pode assemelhar-se até mesmo a um desenho abstrato. Alguns logotipos contêm elementos e formas associadas ao nome fantasia da empresa. Normalmente, o logotipo está presente em todos os impressos, banners e cartões da empresa, para que o público acostume-se a fazer essa associação entre símbolo e marca.
Logomarca:
Muitas pessoas usam o termo logomarca para referir-se ao logotipo de uma empresa. Essa colocação é errônea, pois a logomarca nada mais é do que a figura símbolo da marca em si, associada às letras, diferente do que acontece quando falamos das figuras do logotipo. Quando se trata de empresas já bem estabelecidas, é possível identificar as marcas à primeira vista. Quer um exemplo para ficar mais claro? O grande M amarelo poderia ser reconhecido por si só, como o logotipo do McDonald’s, mas quando vem acompanhado do nome da empresa em letras vermelhas, torna-se a logomarca da famosa rede de fast-food.
Para simplificar, pense que se o símbolo da empresa é formado por letras trata-se de um logotipo. Quando essas letras forem associadas á figuras e estilizações, aí teremos uma logomarca.
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Descendo à raiz das palavras, verificamos que logotipo seria o símbolo visível de um conceito, enquanto que logomarca seria significado do significado, ou seja, um pleonasmo.
Na página 126 do livro “ABC da ADG 2012 – glossário de temas e verbetes utilizados em Design Gráfico” organizado por Lara Vollmer, ocorre uma análise dos termos logo, logotipo, marca e logomarca. Veja:
Portanto, não deve existir dúvida quanto ao termo correto já que logomarca está incorreta pela sua etimologia. A questão é que logomarca é um termo brasileiro, e a maioria de nós compreende quando o termo é usado. Porém, cabe a empresas como a Arte Propaganda que trabalham com comunicação, buscar os significados corretos e transmiti-los para nosso clientes.
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Muitas pessoas ainda confundem as denominações logo, logotipo, marca e logomarca. É comum ouvir pessoas leigas dizendo: “Adorei a logomarca da sua loja.” Mas afinal, qual a diferença entre elas? É sobre os conceitos desses termos, ainda tão discutidos, que vamos tratar neste post. Vamos explicar de maneira clara a diferença entre eles para que você não confunda mais esses termos.
Entenda a diferença entre logo, logotipo, marca e logomarca
Logo ou Logotipo
Em grego, “logos” significa conceito, significado. Já “typos” significa símbolo ou figura. Assim, logotipo significa símbolo visível de um conceito. Exemplo: se um cliente nos entrega um conceito a ser trabalhado, esse é o logo. A partir desse conceito, criamos um símbolo gráfico, que é o tipo.
Ambas as palavras têm o mesmo significado. Logotipo é uma forma alternativa da palavra logo. Um logotipo é composto pelo símbolo e pela tipografia, que juntos formam o logotipo em si. Explicando de forma mais simples, logotipo é a representação gráfica do nome fantasia de uma empresa em que só são utilizados o símbolo e a tipografia (letras). É um produto gráfico resultante do design e também pode ser definido como a imagem da marca. É a forma de representação do nome de uma empresa com um tipo de letra característico. Exemplos de logotipos são: Google, Sony, Coca-Cola e vários outros. O logotipo pode ser registrado através do registro de marca no Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI. O nome registro de marca gera uma pequena confusão porque na verdade o logotipo é que é registrado e não a marca.
O logotipo é uma parte da marca, que deve aparecer nas peças gráficas feitas pela empresa. Por exemplo, o símbolo de uma empresa não é a marca em si, mas representa o conceito que a empresa deseja associar à sua marca. Exemplos: Apple e Nike.
Marca
Já a marca é representada graficamente pela logo e pela identidade visual. Compreende o símbolo, o logotipo, as emoções e as cores. É o elemento principal da identidade visual da empresa, é através dela que a empresa será identificada em qualquer lugar, independente do conceito gráfico em que está inserida. De um ponto de vista geral, a marca pode ser conceituada como a conexão entre uma empresa, sua missão, valores, visão e consumidores.
Segundo o autor e professor Philip Kotler, conhecido como o “pai do Marketing moderno”, a marca tem até 6 níveis de significados, que são: benefícios, atributos, valores, personalidade, cultura e usuário.
Logomarca
É uma palavra praticamente inexistente no vocabulário dos profissionais do mercado publicitário, mas é usada por clientes que a confundem com a palavra logotipo. Muitos a consideram um neologismo, ou seja, uma palavra que foi inventada, abrasileirada, para a representação de uma nova forma de logotipo.
O termo é formado pela união de duas palavras: logo + marca. “Logos” vem do grego e significa significado, conceito. Marca origina-se da palavra germânica “marka” e tem o mesmo significado do termo “logo.” Sendo assim, logomarca significaria “significado do significado”, o que não faz sentido.
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O significado em si é a expressão gráfica e visual de uma empresa.
Representa a identidade visual do seu negócio, com o objetivo de identificar e diferenciar o seu empreendimento de outras empresas concorrentes e reconhecimento de sua imagem perante seus clientes.
Seus símbolos, cores e formas, são para posicionar seu estilo diante do público e do mercado que atua, para que seja memorável e transmita a essência de sua marca e consequentemente fique na lembrança dos consumidores.
Muitos utilizam técnicas que vai desde teoria das cores até símbolos que possuem duplo significado, para expressar diferentes filosofias.
Em sua totalidade, toda empresa necessita de uma grafia ou símbolo que lhe represente e esse conceito, vem desde os primórdios livros de história, onde se iniciou por grupos que haviam as mesmas afinidades, onde levantavam suas bandeiras por pensamentos similares:
- Símbolos de Tribos Indígenas;
- Piratas;
- Emblemas de países;
- Brasões de famílias europeias;
- Dinastias de Impérios;
- Entre outros que constam dentre os historiadores;
Esses pensamentos similares, criam grupos de aceitação mutua e se seu negócio estiver com valores bem claros, transmitindo com clareza os objetivos empresariais, você irá consequentemente atrair clientes e consumidores, que estão alinhados com sua filosofia e quando uma marca bem cuidada e bem construídos, seu status e sua imagem terá mais solidez e confiança em seu ramo de atividade.
Terminologia
Referência do significado das palavras propriamente ditas
A palavra ‘‘Logos’’ (do grego) tem o significado de ‘‘Conceito’’ e ‘‘Typos’’ tem o significado de ‘‘Símbolo’’, por isso a união das duas, se tornou LOGOTIPO = Símbolo de um Conceito.
Já a palavra ‘‘Marka’’ (do germânico) tem o significado de ‘‘Reconhecimento’’ para distinguir algo, alguém ou alguma coisa.
O que ocorreu ao longo dos anos, foi uma união errônea e popularizada do grego + germânico. Por isso, e que aliás temos muitas uniões de palavras de diferentes locais que foram unidas, na língua portuguesa, por isso, alguns se referem a logotipo e outros a logomarca.
Mas ambos possuem o mesmo significado e uma certa discussão entre profissionais de que o correto é falar Logotipo. Porém, independentemente, o importante é entender que ela é a máxima simbolização de sua comunicação para com seus clientes e a reputação que ela possui perante seu mercado.
A expressão Marca e a abreviação Logo
Quando expressamos ou citamos sobre uma Marca, seu significado atualmente é mais holístico e estamos abrangendo sua totalidade.
Pois uma marca, se refere a todo um conjunto que vai desde a empresa, suas filosofias, seus métodos de trabalho, confiança e o próprio ‘’peso’’ que ela carrega diante de seus consumidores.
Hoje a percepção de uma marca, vai além de seus custos e temos exemplos de instituições e grandes empresas, onde seu preço chegou em um nível tão alto, que não é possível cotá-los, pois seus ‘’valores’’ beiram a intangibilidade.
Já a abreviação Logo, é somente para se referir ao termo do próprio símbolo empresarial e simplifica-la. Por exemplo: Preciso da imagem do seu logo (se refere ao arquivo, que será aplicado em alguma necessidade). Já quando se refere por exemplo: a sua marca tem uma imagem forte, está expressando que sua empresa é sólida e bem posicionada no mercado.
Sua empresa tem expressado credibilidade e os conceitos do seu negócio através do seu Logotipo?
O conjunto da identidade visual empresarial traz a força necessária para manter um posicionamento profissional perante seu público.
Assim como sua legibilidade, reconhecimento e memorização, sua empresa poderá obter mais êxito na apresentação comercial e uma ótima impressão para ampliar seu mercado.
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Muitas pessoas ainda confundem as denominações logo, logotipo, marca e logomarca. É comum ouvir pessoas leigas dizendo: “Adorei a logomarca da sua loja.” Mas afinal, qual a diferença entre elas? É sobre os conceitos desses termos, ainda tão discutidos, que vamos tratar neste post. Vamos explicar de maneira clara a diferença entre eles para que você não confunda mais esses termos.
Entenda a diferença entre logo, logotipo, marca e logomarca
Logo e logotipo
Em grego, “logos” significa conceito, significado. Já “typos” significa símbolo ou figura. Assim, logotipo significa símbolo visível de um conceito. Exemplo: se um cliente nos entrega um conceito a ser trabalhado, esse é o logo. A partir desse conceito, criamos um símbolo gráfico, que é o tipo.
Ambas as palavras têm o mesmo significado. Logotipo é uma forma alternativa da palavra logo. Um logotipo é composto pelo símbolo e pela tipografia, que juntos formam o logotipo em si. Explicando de forma mais simples, logotipo é a representação gráfica do nome fantasia de uma empresa em que só são utilizados o símbolo e a tipografia (letras). É um produto gráfico resultante do design e também pode ser definido como a imagem da marca. É a forma de representação do nome de uma empresa com um tipo de letra característico. Exemplos de logotipos são: Google, Sony, Coca-Cola e vários outros. O logotipo pode ser registrado através do registro de marca no Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI. O nome registro de marca gera uma pequena confusão porque na verdade o logotipo é que é registrado e não a marca.
O logotipo é uma parte da marca, que deve aparecer nas peças gráficas feitas pela empresa. Por exemplo, o símbolo de uma empresa não é a marca em si, mas representa o conceito que a empresa deseja associar à sua marca. Exemplos: Apple e Nike.
Marca
Já a marca é representada graficamente pela logo e pela identidade visual. Compreende o símbolo, o logotipo, as emoções e as cores. É o elemento principal da identidade visual da empresa, é através dela que a empresa será identificada em qualquer lugar, independente do conceito gráfico em que está inserida. De um ponto de vista geral, a marca pode ser conceituada como a conexão entre uma empresa, sua missão, valores, visão e consumidores.
Segundo o autor e professor Philip Kotler, conhecido como o “pai do Marketing moderno”, a marca tem até 6 níveis de significados, que são: benefícios, atributos, valores, personalidade, cultura e usuário.
Logomarca
É uma palavra praticamente inexistente no vocabulário dos profissionais do mercado publicitário, mas é usada por clientes que a confundem com a palavra logotipo. Muitos a consideram um neologismo, ou seja, uma palavra que foi inventada, abrasileirada, para a representação de uma nova forma de logotipo.
O termo é formado pela união de duas palavras: logo + marca. “Logos” vem do grego e significa significado, conceito. Marca origina-se da palavra germânica “marka” e tem o mesmo significado do termo “logo.” Sendo assim, logomarca significaria “significado do significado”, o que não faz sentido.
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O que é Logotipo?
Pode ser entendido como:
Logotipo é: “um símbolo composto por uma imagem, estilização de letra ou agrupamento de letras compondo um design exclusivo, destinado a identificar uma Empresa, Marca ou Produto” Do ponto de vista prático, é uma arte que representa a sua marca focando na tipografia
Etimologicamente, temos “Logos” (palavra grega que significa “conceito” ou “significado”) e “typos” (também grega que significa figura ou símbolo”). Assim, Logotipo significaria “figura ou símbolo de um conceito”.
Na prática, o logotipo é o termo usado para se referir a uma arte que representa uma marca.
Aqui na Arte Propaganda utilizamos Logotipo quando nos referimos a um projeto focado na Tipografia.
Isso porque existem alguns principais Tipos de Logo.
- Quando possui apenas o nome da marca, chamamos de Logo Tipográfico.
- Quando possui, além do nome da marca, um símbolo, denominamos Logo Integrado ou Logomarca.
- Quando possui apenas o símbolo, sem o nome, é o Logo Simbólico
O que é Logomarca?
Esse é, sem dúvida, um dos termos mais polêmicos.
Logomarca é uma palavra existente no dicionário, inclusive muito utilizada nas mídias mais convencionais (como jornais, revistas e noticiários).
No Dicio, a definição deste termos consiste em: “uma representação gráfica que contém o nome e o símbolo de uma marca”
Muitos profissionais da área condenam o uso desse termo tendo em vista que “logo” pode significar “marca”; e assim, Logomarca seria “marca” da “marca”, o que seria em tese uma redundância.
Porém, essa é apenas uma das definições associadas.
Uma outra tese exposta em diversas estratégias de branding se relaciona com os tipos de logo (tipográfico, simbólico ou integrado).
Logomarca seria aquela modalidade em que a arte integra um símbolo com o nome da marca. Enfatizar o nome, com alguma estilização, mas sem que o “detalhe” ganhe mais destaque do que o nome.
O detalhe vem apenas a somar, podendo ser um traço, uma letra em destaque, um fundo, ou seja, algo que incremente a arte sem “roubar” a presença do nome.
Uma pergunta a você, que possui um negócio. O que você prefere que o seu público memorize? O nome da sua marca ou o símbolo dela?
Quando o usuário for buscar pela sua marca no Google, ele digitará o nome, não importa quão lindo seja a arte. Esse é um dos objetivos de um projeto de logomarca.
A arte é, claro, muito importante, e um elemento de altíssimo enriquecimento da sua identidade visual. Mas quem define o logo priorizando o nome em detrimento de qualquer outra coisa, não tenha dúvidas, almeja a fixação do nome.
Note nesse grupo de exemplos abaixo a diferença:
À luz das informações acima, chegamos a essa definição para Logomarca:
Logomarca é a representação de uma marca. Do ponto de vista prático, é uma arte que representa a sua marca composta pelo nome, valorizada por algum elemento de Design. Mais conhecida como Logo Integrado.
O uso do termo “Logo”
Para finalizar, temos o uso do termo logo.
Esse termo é usado como abreviação tanto de logomarca como de logotipo.
É um termo genérico, adotado para designar a representação da marca que está sendo definida, independente do objetivo (foco no ícone, foco na fonte, ou junção de ambos)
Esse é talvez o melhor termo para se referir já que dificilmente a arte que representará terá seus objetivos e características já definidos antes mesmo da criação.
A criação do logo é um projeto muito subjetivo, envolve um alinhamento entre os conceitos e experiência do time da criação face às expectativas dos clientes.
Depois de termos atendido a mais de 16.000 Clientes, não encontramos até o momento um denominador comum a todos.
Cada Projeto é único. Cada Cliente possui seus anseios e preferências pessoais que transcendem conceitos.
Não importa se é Logotipo, Logomarca ou Logo, o que desejamos verdadeiramente é que cada Marca seja representada da melhor forma possível, com o máximo de bom gosto. Que cada logo enseje uma Identidade Visual impactante.
E, para atingir esse resultado, não há fórmula mágica. É necessário muita sinergia entre o time de criação e o cliente, profunda imersão no mercado e anseios dos envolvidos, além de bastante esforço na produção.
A importância do logo se torna ainda mais notória quando se analisa o impacto visual de um logo na mente humana.
Há um infográfico muito bem feito que atesta isso e vale a pena ser visualizado.
Que tal conferir Logos criados pelo nosso time?
Você também pode acessar nosso portfólio online de logos aqui:
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O Logotipo Diz Muito Sobre A Sua Empresa
Para começa a entender a importância do logotipo para uma empresa, em primeiro lugar, é necessário tomar conhecimento sobre o significado do termo. Logotipo é a representação visual responsável pela identificação de uma marca.
Um bom logotipo comunica, por meio de cores, fontes, linhas e ícones, qual o produto ou serviço ofertado e as características principais da sua empresa. Deve oferecer sempre, uma fácil memorização pelo consumidor. Ele é a identidade da sua marca e, sem dúvidas, o grande objetivo é que as pessoas se lembrem dela. Esse é o fundamento e a importância do um logotipo para uma marca.
Para que a criação de um logotipo seja bem-sucedida, é necessário que o posicionamento da empresa esteja devidamente definido e que todos os envolvidos no desenvolvimento da nova identidade, estejam totalmente a par te todo o conceito da marca.
Existem 3 tipos de logotipos:
Logotipo textual: logotipos grafados apenas por texto.
logotipo iconográfico: logotipo textual agregado a um ícone ou símbolo.
Logotipo cartoonizado: logotipo textual agregado a um mascote.
Como componente central na identificação de uma marca. O logotipo aparece em todo material de comunicação da empresa. Estará presente na papelaria, no site, assinatura de e-mails dos funcionários, em cartões de visita e em anúncios publicitários. Por esse motivo, é indispensável que o logotipo da sua empresa, seja desenvolvido por um profissional, que irá garantir que o ícone da sua marca seja concebido de forma adequada.
Em um mercado que apresenta alta concorrência, um logotipo bem planejado e executado, oferece destaque aos produtos e serviços oferecidos pela empresa, transmitindo confiabilidade e profissionalismo. O que contribuiu para o sucesso do negócio. Enquanto um logotipo abaixo do padrão, pode implicar em amadorismo e afastar os clientes em potencial.
Não tenha dúvidas, a porta de entrada para novos clientes e bons resultados, é a imagem que a sua empresa transmite ao mercado.
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CRIAÇÃO DE LOGOTIPO
É muito importante entender o poder que tem um bom design para a identificação de sua empresa!
Criação de logotipos, criação de logo, criação de marcas, chame como quiser!
O desenvolvimento de um bom logotipo para a empresa faz toda a diferença. Ele mostra quem sua empresa é de verdade, se é profissional, mostra profissionalismo e passa credibilidade, se feito de maneira amadora, com certeza passará amadorismo. O logotipo tem a função essencial nas estratégias comerciais e publicitárias por mostrar a distinção entre as empresas e os seus produtos, contribuindo assim para a definição da imagem e da confiabilidade perante seus clientes e o mercado.
A confiança e a credibilidade são a base para o estabelecimento de uma clientela leal e para o fortalecimento da reputação de uma marca e da sua imagem no mercado.
É comum que os consumidores criem laços afetivos com relação a algumas marcas, já que eles esperam encontrar um conjunto de qualidades ou características nos produtos representados por estas marcas, isso é o apelo emocional.
Quando criamos um logotipo, pensamos que ele será único e exclusivo, buscamos estudar, ver referências, pesquisar muito a concorrência, para que ele seja único e cumpra seu papel: transmitir o conceito da marca, ao ponto de seu cliente ver e entender a proposta e se identificar com ela.
Qual o processo de Criação?
1 – Estudo da Empresa
2 – Estudo de Mercado e Concorrência
3 – Brainstorm
4 – Definição de Conceito
5 – Resultado Final
Detalhes a se pensar quando for criar um logotipo!
Quando for pensar em criar um logotipo para uma empresa, um novo produto, um serviço ou um evento, pense em mais alguns detalhes essenciais para uma excelente estratégia:
- O nome desejado é de fácil entendimento?
- Esse nome está disponível para registro de marcas no INPI?
- O registro de domínio para ter um website está disponível?
Pense nisso. Se ficou alguma duvida? Fale com a gente!
Whatsapp (47) 8482-6726 ou [email protected]
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Quero contratar meu logo com a Arte Propaganda