Logotipo vs. Isotipo: conheça e saiba as diferenças na identidade visual
No momento de criar uma identidade visual para sua empresa – ou seja, criar uma representação visual de sua marca – é muito importante considerar quais serão os elementos gráficos e ilustrativos que darão a “cara” da companhia, sempre devidamente alinhados com o público-alvo.
Sua marca pode ser representada com um logotipo ou um isotipo, entre outras opções de simbologia e versões. Mas você, por acaso, sabe as diferenças entre logotipo e isotipo? Neste artigo, vamos explicar os diferenciais de cada um, também trazendo exemplos já conceituados no mercado.
Por fim, falaremos também sobre algumas dicas e itens para avaliação ao fazer a identidade visual de sua empresa. Conheça esses dois elementos agora!
O que é logotipo?
O primeiro ponto que devemos tratar aqui é que a conhecida “logomarca” é uma expressão errada. Ela é redundante já que “logo” já significa marca, especificamente marca em palavras. Logotipo é o nome generalista que utilizamos para falar das representações gráficas de marcas.
Mais especificamente, logotipo é a combinação das expressões palavra + letra. Isso significa que um logotipo é uma marca inteira composta apenas por lettering, geralmente o nome da própria empresa. Essas letras podem ser estilizadas ou seguirem uma tipografia comum.
Exemplos de logotipos são as marcas Zara, Canon, Google, Disney e Sony. Pode ser o caso de uma marca existir em versões logotipo e isotipo, sendo um imagotipo. Falaremos disso mais à frente.
E o isotipo?
Uma marca com um isotipo é representada com apenas um símbolo ou imagem. Trabalhar com esse tipo de marca é um pouco mais complicado, afinal o nome da empresa e todos seus valores e significados devem estar expressos em um símbolo de leitura fácil e reprodução simples. Um exemplo é a Apple, cuja marca é apenas o desenho de uma maçã mordida.
Outros exemplos de marcas em isotipo são Renault, Shell e Mitsubishi. Apesar de serem símbolos bem conhecidos, essas marcas também podem utilizar o texto para facilitar sua apresentação e leitura, principalmente aos públicos e mercados mais distantes.
O que é um imagotipo?
Já o imagotipo é a soma do símbolo e imagem ao texto. Um exemplo bem fácil de entender o imagotipo é a marca Nike. Ela é composta pelo texto “Nike” e pelo símbolo de check. Tanto o texto como o símbolo, mesmo separados, funcionam como marca.
Nem sempre o manual de identidade visual da empresa vai permitir a utilização separada de símbolos e lettering. Outros exemplos são Lacoste (com o símbolo do crocodilo), Toyota, Carrefour, Puma, etc.
Logotipo vs. isotipo: qual vai funcionar para sua marca?
Os dois têm utilidade, cabe pesar o que é importante para o seu negócio. Quando já se tem algum reconhecimento sobre a marca e um bom trabalho de branding, o isotipo é melhor utilizado. Já o logotipo é mais fácil de ser executado e lembrado, sendo interessante para quem ainda vai lançar sua marca. Vale observar também como são as marcas e logos dos concorrentes, que provavelmente já têm alguma aderência entre o público-alvo.
Estamos vivemos um boom na Internet. Cada vez mais pessoas têm criado sites, blogs, projetos, cursos online ensinando aquilo que sabem, passando adiante sua paixão. É incrível ver como as pessoas têm descoberto que dá para trabalhar com seus assuntos de afinidade e serem valorizados por isto (profissional e financeiramente falando).
Como se destacar em meio a tantos blogs? Investir em uma identidade visual é um belo começo. Entrevistei um especialista no assunto e você poderá pegar várias dicas sobre isto!
Identidade Visual para Blogs ou Negócios Online
Se você está começando a trabalhar com Internet e nunca ouviu falar de identidade visual ou até já ouviu falar, mas não sabe o significado, aqui está uma definição perfeita:
Identidade visual é o conjunto de elementos formais que representa visualmente, e de forma sistematizada, um nome, ideia, produto, empresa, instituição ou serviço. Esse conjunto de elementos costuma ter como base o logotipo, um símbolo visual que se complementa nos códigos de cores, das tipografias, nos grafismos, em personagens, nas personalidades e outros componentes que reforçam o conceito a ser comunicado através dessa imagem como o Slogan ou Tag lines, que cumprem este papel. [Wikipedia]
Se você deseja então começar a se destacar oferecendo um trabalho realmente profissional em seu blog ou negócio digital cogite seriamente investir na identidade visual do seu projeto.
[tweetthis remove_twitter_handles=”true”]”Não encontre consumidores p/ seus produtos, encontre produtos p/ seus consumidores” Seth Godin[/tweetthis]
Definir o logotipo é um dos primeiros passos. Muita gente confunde logotipo com logomarca e na teoria a diferença básica é que a logomarca tem a junção entre um símbolo e o nome da empresa e o logotipo é formado apenas pelo nome da empresa com alguma estilização.
Nesta imagem que montei abaixo dá para perceber bem a diferença:
Bom, na prática isto não fará diferença pra você, mas é importante que entenda os conceitos assim você saberá o que pedir na hora de encomendar a identidade visual do seu trabalho.
Aproveito para salientar mais uma vez a importância de você fazer o planejamento do seu blog ou negócio digital antes de começar, respondendo as perguntinhas básicas que estão neste post.
Assim, fica mais fácil entender qual será a linguagem e estilização do seu logotipo, pois aí saberá melhor qual é seu público alvo. Tudo faz parte de um grande pacote e deve estar em sintonia: o seu conteúdo (aquilo que oferece), sua mensagem e a identidade visual.
Muitas pessoas tratam apenas de ganhos e números quando falam de negócios digitais, mas se este negócio não tem uma missão bem definida e estiver diretamente ligado a uma mensagem que ajude de alguma forma as pessoas, o negócio acaba se tornando vazio, sem propósito, visando apenas lucros. Saiba que é possível fazer a diferença, passando algo de valor e ser bem remunerado por isto.
Entrevistei um especialista em logotipos para blogs: o Luiz Paulo do Blogotipo.
E trago a entrevista completa para você abaixo. Estas informações podem te ajudar a melhorar cada vez mais seu blog ou negócio digital. Conversamos também sobre negócios focados em segmentos / nichos que é uma tendência cada vez maior do mercado.
Entrevista sobre Identidade Visual para Blogs
Caso você tenha se interessado pelo serviço oferecido pelo Luiz Paulo, basta clicar aqui. Posso te garantir que trata-se de um excelente profissional. E são pessoas assim que gosto de ter ao meu lado (e farei o possível para divulgar sem medo), pessoas com um olhar amplo a respeito da vida e que sabem fazer a diferença com aquilo que oferecem como trabalho.
Enfim, pessoas que colocam sua paixão a disposição do mundo em forma de conteúdo de valor que ajuda, transforma e faz evoluir o ambiente em sua volta.
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Se tiver dúvidas sobre escolher entre logotipo ou isotipo, consulte um designer para alinhar todas as necessidades de sua marca e projeto. Aproveite para conferir as 5 etapas necessárias para criar seu logo.