A Importância da Identidade Visual para sua empresa

Geralmente a identidade visual de uma empresa atribui os valores de sua marca aos princípios visuais e que serão os responsáveis pela promoção da sua empresa. Isso significa que uma identidade visual é mais do que apenas um logotipo e sim uma variedade de materiais que podem ser desenvolvidos e que irão compor seu plano de marketing, que vão desde seu cartão de visita até peças para campanhas publicitárias, ações de marketing e planejamento de comunicação.

Ter e criar uma identidade de marca coerente e profissional é uma das partes mais importante de qualquer estratégia eficaz. A criação exige muita pesquisa e constante atenção aos detalhes e a criação de um estilo que atenda as metas e valores e que passe uma mensagem tecnicamente adequada ao seu negócio.

Quando uma identidade de marca é criada, muitas empresas fornecem orientações sobre como sua marca deve ser representada e aplicada nas mídias para garantir a consistência. Para isso é muito importante o manual da marca.

 

Principais características para uma identidade visual de excelência

Qualquer que seja seu estilo do seu negócio, aqui estão os recursos que devem ser cobertos em qualquer circunstância:

  1. Ser Cativante

Sua marca deve ser cativante e exclusiva para que possa se destacar dos concorrentes.

  1. Fácil de memorizar

Ao ser vista, sua marca deve passar uma experiência única ao espectador para que possa sempre ser lembrada.

  1. Sujeito a alteração

Você deve ser capaz de fazer mudanças ao longo do caminho se as circunstâncias o exigirem sem torná-lo irreconhecível ou perder seu conceito visual.

  1. Ser Coesivo

Cada um dos elementos contam a mesma história sobre o seu negócio.

Os benefícios de uma identidade visual estrategicamente desenvolvida

 

  1. Faz sua empresa parecer maior

Quando os clientes veem uma marca profissional usada consistentemente em sua identidade, desde seu cartões de visita, site ou perfis em mídia social como Facebook, Instargam, IGTV, Youtube, eles obtêm a imagem de uma empresa que se preocupa com seus valores e que tem uma equipe de grande potencial envolvida em seus negócios. Se você entrega um cartão de visita com um aspecto caseiro ou se a sua presença visual na internet não for profissional, eles pensarão que você é pequeno e não é digno de seus negócios ou valores que você acha que merece.

  1. Constrói lealdade e confiança

Uma das formas de separar o seu negócio da concorrência é ter uma marca única e exclusiva e que o diferencia do mercado. Uma marca forte e que transmita seus valores, cria uma conexão e os atrairão a compartilharem dos mesmos valores. Esse tipo de conexão facilita o desenvolvimento de um relacionamento de longo prazo com esses clientes, levando a uma maior fidelidade.

  1. Transmite estabilidade

Sua empresa pode ser a melhor e a mais experiente em seu campo de negócio, mas sem uma identidade ou presença visual de qualidade, não dará a total da credibilidade que você pode oferecer. Uma marca consistente ajuda você a desenvolver uma imagem para sua empresa e dizer “Estou aqui para ficar”. Certamente o aspecto visual de suas peças publicitárias, artes gráficas, ou até mesmo seu cartão de visita podem influenciar na escolha de um serviço a ser contratado ou de um produto a ser consumido.

  1. Torna seu negócio memorável

A identidade visual é parte da alma do negócio. Quanto mais seus clientes em potencial visualizarem sua marca ou apresentações comerciais, mais eles entrarão envolvidos e se conectarão com sua marca. Toda vez que você interage com seu cliente em potencial, você tem a chance de fazer uma conexão e criar uma experiência de marca memorável. Então certamente ser único, coerente e impactante fará toda a diferença e o tornará, sem dúvida, memorável!

Reconhecimento da marca e reconhecimento da empresa

Pode parecer estranho, mas quando se fala sobre uma marca ou negócio, é a imagem menorizada que as pessoas veem. Isso mesmo – uma imagem. Isso por si só é mais que suficiente para testemunhar sobre a importância da identidade visual quando se trata de construir uma marca forte. Pense no McDonald’s por um segundo e sobre quais são as primeiras coisas que vêm à sua mente.

O logotipo, o menu e os uniformes, provavelmente. Então, novamente, há aquele design interior icônico que a maioria dos restaurantes do McDonald’s em todo o mundo compartilha. Mais importante ainda, nenhum desses traços é verbal, visto que é mais provável que você se lembre da aparência da refeição no prato do que do preço e do nome no cardápio.

Em outras palavras, a identidade visual é a parte essencial do reconhecimento da marca e do reconhecimento da sua empresa. Reconhecimento da marca significa que as pessoas simplesmente reconhecem o nome da empresa, o logotipo e talvez até descrevam o que você faz.

Senso de continuidade

Com o passar dos anos, sua marca evoluirá, crescerá e se expandirá. Com isso, você pode sentir a necessidade de fazer um levantamento técnico aprofundado e mudar seu logotipo ou slogan. Quando isso acontece, você precisa encontrar uma maneira de manter pelo menos algum senso de continuidade.

Abandonar o design antigo não apenas faz com que você comece do zero. Você percebe alguns dos seus clientes mais fiéis que emocionalmente estão ligados às marcas de suas empresas e eles podem ficar genuinamente indignados com a mudança, ocorrendo até mesmo algum tipo de rejeição. Escusado será dizer que este é um risco desnecessário e que é fácil de evitar.

É essencial dar o melhor de si ao criar sua identidade visual e se aprofundar em cada uma das etapas. A identidade visual é uma representação da sua empresa, portanto, certifique-se de estar satisfeito com o resultado. Esta é uma excelente oportunidade de ser exclusivo e se diferenciar de inúmeras empresas similares no mercado.

É importante ter o suporte de uma agência de publicidade ou profissional qualificado para cuidar da identidade visual de seu negócio, desde empresas que atuam em um ambiente físico (offline) ou digital (online).


O seu material de identidade visual é o que vai passar credibilidade e profissionalismo para seus clientes. Eles devem estar padronizados com os elementos da sua identidade visual, para que quando vistos separadamente façam uma conexão direta com a marca da sua empresa.

Esses materiais são:

  • Cartão de visita
  • Pasta proposta
  • Papel carta timbrado
  • Envelopes
  • Plano de fundo para área de trabalho
  • Assinaturas de e-mail
  • Sinalização interna
  • Embalagens
  • Brindes

Logomarca

Apesar de serem coisas diferentes, muita gente assimila que logo, logomarca e logotipo são a mesma coisa. Nesse universo de conceitos o mais importante é você entender a relevância da construção de identidade para o fortalecimento da sua marca.

Para diferenciar entenda que “logos” vem do grego e apesar do universo de interpretações, pode-se traduzir como: significado, conceito. Já “marca” tem origem germânica “marka” e se traduz da mesma forma que logo: marca, significado, conceito.

Pode soar redundante não? Mas ok, é o termo popularmente usado e não está errado aplicá-lo. Afinal boa parte dos clientes vão usar essa terminologia, o que é diferente no meio de publicitários e especialistas. Para não ter confusão é simples resolver essa equação, basta substituir o termo logomarca por marca.

Logotipo

Discutido a conceituação de marca partimos para o chamado Logotipo. Assim se a identidade do negócio é construída com a representação visual de uma tipografia você tem um logotipo.

É simples classificar esse conceito por meio de exemplos de grande sucesso no mercado. É o caso do Google, o letreiro usa uma fonte característica da marca e letras diferenciadas pela cor. Não há um desenho, um isotipo, ou seja, um símbolo.

Identidade de marca com logotipo

O mesmo acontece com a Coca-Cola que usa apenas o nome (lettering) e sua tipografia com letras rebuscadas e cores fortes, o que torna a marca inconfundível. Mas atenção, esse é um processo de construção e consolidação da marca que vamos falar mais adiante.

Lettering: termo genérico que abrange a arte de desenhar letras, em vez de simplesmente escrevê-las.

Isotipo

O isotipo é nome que se dá ao símbolo ou desenho da marca. Ele pode criar memória imagética no público fazendo com que este crie identidade com a marca mesmo sem ver o nome estampado.

É só olhar, mesmo que de relance, para o desenho de uma maçã mordida que não te resta dúvida que se trata da marca “Apple”. Esse desenho, essa forma simbólica, é o isotipo. Ele pode estar isolado ou junto de um letreiro característico da marca.

Entenda de maneira simples a associação das formas à marca, olhe para: o pássaro azul do Twitter, o jacaré verde da Lacoste, o coelho da Playboy, o felino da Puma ou o panda do WWF.

identidade de marca criada com isotipo, mais que uma logomarca

Mãos a obra, eu quero minha marca relevante

Depois de discorrer sobre alguns termos, que não se resumem somente aos citados, é hora de falar um pouco mais sobre a importância e os aspectos da construção de Identidade de Marca.

Certamente não é novidade para nenhum empreendedor que a marca deve traduzir a proposta de valor de uma organização, bem ou serviço. Isso traz a responsabilidade permanente de cumprir a proposta apresentada ao mercado.

Veja que o mundo atual é cada vez mais competitivo e uma identidade bem estruturada e fortalecida se torna um dos pilares, capaz de construir a diferenciação na sua imagem corporativa. Se sua identidade foi bem construída isso traz resultado e fortalece cada vez mais. Pense o quanto é mais fácil para a Samsung lançar um celular ou uma smart tv do que uma nova empresa entrante nesse mercado.

Manual de marca

Ao desenvolver os conceitos criativos da marca é importante criar um detalhado manual de marca. É ele que irá trazer todo o detalhamento da marca, desde como foi construída, o conceito e a razão de como foi construída bem como informações importantes como missão, visão e valores.

O manual deixa claro os atributos de estilo do desenho da marca, cores, formas, malha construtiva e outros. E irá contribuir para harmonia na aplicação da sua marca seja qual for a finalidade de uso: em letreiros, uniformes, fachadas, cartão de visita, papelaria, plotagem de frota, campanhas OOH, produções audiovisuais e outros.

Por meio do manual se pode evitar a aplicação incorreta ou distorções da sua identidade por terceiros. Para entender melhor os links abaixo trazer exemplos de marcas, por meio do manual de cada marca, de diferentes segmentos que a Agência Midiática Comunicação desenvolveu para clientes.

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